Público lotou o Centro Cultural 5 de Novembro na Palestra: História de Superação da Família Linck
28/08/2018 15:16 em Geral

Oferecimento: Chapeação Ademir, Zanatelli, London, Farmácia São Gabriel, Dra. Paola Coppe, Restaurante e Lancheria do Mano, Dall'Ton, Taiadelli Massas, Beto Casa, Lasdal e Lasdatex, Cacil, Malhas Catarinense, Confraria da Carne, Construmil.

 

Público presente na Palestra

Na noite da última quinta-feira (23) aconteceu no Centro Cultural 5 de Novembro em Sertão, a Palestra: História de Superação da Família Linck.

O objetivo da palestra foi promover reflexões em razão da valorização da família e a importância da superação dos limites. Dar valor a família, é garantir uma vida mais feliz e de harmonia. O seu sucesso começa com a família. Superar é acreditar no seu querer e no seu poder, não ficar focado em suas fraquezas ou defeitos. Pense na força e oportunidade que tem e saiba usá-las da melhor maneira possível. A superação exige paciência, persistência e força de espírito. 

A realização do evento foi promovida pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação, Ascar/Emater, Grupo de Escoteiro Chico Mendes 276/RS e a comunidade escolar do município pelas ações desenvolvidas em suas escolas e expostas na entrada do evento.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal em exercício Carlos Antônio Bernieri, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Rosana Serro Rossatto, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores o Vereador Alexandre Didoné, o Secretário Municipal da Saúde Daniel Zimmermann, a Coordenadora Municipal de Educação Rosane Maria Carteri, a Representante da Assistência Social e do CRAS, Assistente Social Carine Nunes da Silva e a Presidente do Grupo Escoteiro Chico Mendes Nelsi Bressan.

Primeiramente teve a apresentação das crianças que fazem parte do Programa AABB Comunidade Sertão, coordenadas pelo Professor Luiz Carlos Talian e orientadas pela Professora Jaqueline Olivo Assumpção, com a coreografia a “Ponte” da música “Vamos Construir”.

Ao findar a apresentação das crianças, iniciaram-se os pronunciamentos das autoridades locais.

No pronunciamento da Primeira Dama Rosana S. Rossatto cumprimentou a mesa de autoridades e ao público presente, agradecendo-os pela forte participação no evento “É muito bom ver a casa cheia! Quero parabenizar primeiramente ao Grupo Escoteiro Chico Mendes por recepcionar o público, parabenizar também a todas as crianças do Programa AABB Comunidade pela apresentação e organização, deixando a seguinte mensagem: ‘Comunidade Sertanense, vivemos um momento de grandes mudanças em nossa sociedade, uma delas está relacionada com a Família. Para nós a Família é o eixo da educação, do respeito, dos valores éticos e morais, e nela devemos a nossa formação, a sermos bons cidadãos, e também nos ensina a ensinar as gerações que nos sucedem, nossos filhos, nossos netos, bisnetos o seu valor, a paciência e a sua consistência. A Família é o alicerce, tiramos tudo o que podemos passar de melhor para o nosso próximo e aprendemos como superar situações embaraçosas que o mundo nos apresenta. Sairemos daqui com um conceito diferente daquele que chegamos hoje. Precisamos nos desafiar, nos desacomodar, acreditar em nossa capacidade, enfim, precisamos valorizar a vida’. E finalizou com a frase do Papa Francisco ‘Ter um sitio onde ficar, chama-se Lar. Ter pessoas a quem amamos chama-se Família. Ter ambos chama-se Benção.” Gratidão a todos pela presença

Já no pronunciamento do Prefeito Municipal em exercício Carlos Antônio Bernieri, cumprimentou a mesa e aos presentes e enfatizou a brilhante participação da comunidade. Vocês que saíram de suas casas e vieram assistir a essa palestra motivacional, vieram em busca de um objetivo, para aprender e refletir um pouco mais sobre os desafios que a vida nos impõe e espero que esses aprendizados de superação possam ser distribuídos em nosso meio, com nossos amigos e com a comunidade. Quero agradecer a todas as Secretarias Municipais, a Emater, ao Grupo Escoteiro Chico Mendes pela organização e ao município por trazer essa oportunidade de conhecimento através de uma linda história de superação aos munícipes. 

O público lotou o Centro Cultural 5 de Novembro e todos ficaram impressionados com a história da Família Linck, que com muita bravura, coragem, persistência e amor superam os limites e os desafios da vida e nos mostraram que a Família é a nossa base, o nosso alicerce, aonde sempre encontramos forças para continuar e lutar, que devemos sempre agradecer por tudo o que somos e por tudo que temos e que nunca devemos desistir de nossos sonhos, por mais difícil que ele seja. 

O palestrante da noite, o menino Tiago Matheus Linck tem 11 anos, é natural de Três Passos e atualmente mora em Tiradentes do Sul,  nasceu sem os membros, supostamente devido à síndrome Tetra-amelia e  palestrou juntamente com sua família, magnificamente. Tiago é filho de Rosane e Jair Linck. Tem duas irmãs, Thais de 17 anos e sua irmã gêmea Daiana de 11 anos.

Tiago realiza diversas atividades de maneira independente como ler, escrever, realizar cálculos, caminhar, pular, rolar... Todas as atividades que uma criança normal faria, porém com o auxilio de alguém. 

Tiago nos ensinou uma importante lição: “Quando estiver triste, lembre-se de mim”. A Família Linck trouxe à comunidade um exemplo de garra, superação, harmonia, união e muito amor.

 

Mesa de Autoridades

Pronunciamento da Primeira Dama, Rosana S. Rossatto

Pronunciamento do Prefeito Municipal em exercício, Carlos Bernieri

Apresentação das Crianças do Programa AABB Comunidade Sertão

No final da palestra, o público aproveitou para tirar foto com o menino

Tiago recebendo um mimo

Família Linck contando a sua história

Fotos Andreia Gobbo/Tribuna Sertanense

COMENTÁRIOS