Emater/RS-Ascar está na 41ª Expointer
25/08/2018 14:28 em Geral

 

Patrocinadores:

Chapeação Ademir, Zanatelli, London, Farmácia São Gabriel, Dra. Paola Coppe, Restaurante do Mano, Dall'ton, Taiadelli Massas, Beto casa, Lasdal e lasdatex, Cacil, Malhas Catarinense, Confraria da Carne, Construmil.

 

No seu espaço de em 1,4 hectare, localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque Assis Brasil, em Esteio, a Emater/RS-Ascar está com tudo pronto para demonstrar aos visitantes da 41ª Expointer como implementar gestão e sustentabilidade na agricultura familiar.

É por isto que quem for ao espaço irá ver a biodiversidade, bovinocultura de leite, criação de abelhas com e sem ferrão, cooperativismo, aproveitamento integral de alimentos (neste ano com a batata-doce), crédito rural, energia fotovoltaica, fruticultura, gestão ambiental, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, públicos tradicionais, saneamento básico, secagem e armazenagem, solos e turismo rural. Atividades que trazem diversificação e sustentabilidade para quem vive no meio rural.

Quem visitar a Expointer, de hoje (25) a 2 de setembro, também poderá conhecer o trabalho dos centros de treinamento, da Unidade de Classificação e Certificação e os resultados do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Hoje, sábado (25) e domingo (26), estão presentes neste espaço a Cozinha Didática onde os visitantes podem assistir, participar e degustar receitas doces e salgadas feitas com batata-doce. 

Já no espaço do Turismo Rural, representantes de Rolante mostrarão os atrativos do Caminhos das Pipas, que fica na localidade de Boa Esperança, uma colônia predominantemente de descendentes italianos, que chegaram há mais de cem anos e que cultivam suas tradições, produzem uvas, vinhos e sucos e têm uma gastronomia típica. Neste roteiro os visitantes têm oportunidade de percorrer diversas cantinas de produção de vinho e suco de uva. Também compõem a rota, restaurantes, pousada, sitio de terapia e bem-estar e casas de produtos coloniais. Este roteiro é um dos que podem ser encontrado no hotsite de Turismo Rural que será lançado no dia 27/08, às 11h, na Casa da Emater/RS-Ascar na Expointer.

A Casa é uma das novidades no espaço da Emater/RS-Ascar, pois foi construída neste ano e possui 207 m² e se destinada a receber autoridades e visitantes para contatos, reuniões e eventos.

Conforme o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre e coordenador do espaço institucional na Expointer, Ademir Santin, esta é uma oportunidade tanto para o público rural, quanto para o urbano, perceberem como é amplo o trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. “Queremos que se se estabeleça uma relação de proximidade e confiança”, destaca.

 

Fonte: ASCOM Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre - Jornalista Carine Massierer/Divulgação Tribuna

COMENTÁRIOS