Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas realizará visitação nas escolas durante a Semana de Prevenção Contra Incêndio
30/06/2018 14:24 em Redação TG

Semana de Prevenção Contra Incêndio será realizada de 02 a 07 de julho

 

 

 

 

No dia 02 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro e para celebrar essa data, de 02 a 06/07, será realizada a Semana de Prevenção Contra Incêndio. A corporação desenvolverá diversas atividades na região, dentre elas, visitação das escolas para instrução, demonstração das viaturas e dos materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros.

Além disso, os bombeiros desenvolvem atividades diárias de assessoria e análise técnica para exames de projetos de prevenção e proteção contra incêndio, bem como serviços de combate a incêndio, resgate e socorro às vítimas de acidente de trânsito, entre outras emergências durante 24 horas por dia.

Se você precisar dos serviços dos bombeiros, ligue para 193, e diga o local do incêndio com exatidão, o que está queimando e se há vítimas. Não passe trote porque enquanto a corporação desloca-se a vida de alguém pode estar em risco em outro local.

 

 

 

Confira algumas dicas para prevenção de sinistros e acidentes:

 

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA INCÊNDIOS: A segurança de sua casa depende de certos cuidados, pois todo o incêndio pode ser evitado, desde que você conheça estas medidas preventivas.

 

RISCOS NO INVERNO: Não estenda roupas sob o fogão a lenha ou aquecedores, isso pode causar um incêndio.

 

Limpe constantemente sua lareira ou fogão a lenha e evite contato entre o forro e o cano, pode haver propagação de calor e consequentemente um incêndio.

 

Após aquecer o lençol térmico, retire-o da tomada, o mau uso poderá gerar um sinistro.

 

FOGÃO A GÁS: Ao sentir cheiro de gás, não acenda as luzes, abra imediatamente todas as portas e janelas para ventilar o ambiente e procure o local do vazamento, passando espuma de sabão. Nunca procure vazamentos com fósforo.

Não esqueça panelas no fogo e nunca instale cortinas próximas ao fogão.

Ao sair de casa ou do local de trabalho, verifique se os registros de gás estão bem fechados quando os botijões não estão sendo utilizados.

Ao utilizar o forno, primeiro acenda o fósforo, depois abra a tampa e em seguida o gás. Verifique se as janelas estão abertas, pois no caso de vazamento evitar-se-á uma explosão. 

 

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Não se deve aumentar o número de lâmpadas ou aparelhos elétricos numa edificação sem antes verificar se o circuito foi dimensionado para suportar o aumento da carga elétrica, pois caso contrário irá ocorrer uma sobrecarga e possível curto-circuito. A sobrecarga do sistema elétrico provoca superaquecimento e pode ocasionar incêndio. Evite ligar vários aparelhos numa só tomada.

Revise periodicamente a rede elétrica a fim de mantê-la em perfeito estado de funcionamento. 

Verifique constantemente se os fios estão bem isolados.

Ao deixar a casa ou local de trabalho, ou quando sair para uma viagem desligue a chave geral da instalação elétrica.

 

CIGARRO: Não jogue pontas de cigarro ou fósforos no assoalho, cestos de papéis, jardins ou pela janela e também quando estiver viajando de carro.

Evite fumar na cama antes de dormir.

 

CRIANÇAS: Crianças não devem brincar com fósforos, líquidos inflamáveis, velas ou outros objetos que possam provocar fogo estes materiais devem ficar guardados fora de seu alcance, jamais deixe crianças trancadas e sozinhas em casa.

 

FERRO ELÉTRICO: Sempre desligue o ferro elétrico ao afastar-se do local onde estiver passando roupas.

 

*CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO 7º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR

 

COMENTÁRIOS