Novo golpe já enganou 200 mil pessoas
20/06/2018 20:21 em Tecnologia

 

 

Tem golpe novo rolando no Whats App, e já enganou mais de 200 mil pessoas. Desta vez, a isca dos golpistas é o pagamento do PIS-PASEP, que foi liberado pela Caixa nesta semana. São enviados links, que dizem dar acesso à lista de quem tem direito ao benefício. Ao acessar, outras janelas são abertas, perguntas devem ser respondidas, e links induzem o usuário a baixar um programa espião. Emílio Simoni, especialista em tecnologia de proteção contra hackers, explica.

 

"No caso do golpe do PIS através do Whats App, a vítima tem de responder algumas perguntas, como: data de nascimento, se já trabalhou registrado ou não, e independente da resposta, no fim o que acontece é que este deve compartilhar com dez amigos para ter acesso a "suposta" lista de pessoas para receber o PIS. Na prática, ele é direcionado para baixar o aplicativo malicioso, que acaba infectando o celular da vítima."

 

 

Em nota, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS, afirma que não manda esse tipo de mensagens via Whats App, e nem divulga listas pelo aplicativo. Em caso de dúvidas acesse o site caixa.gov.br, ou ligue no 0800 726 0101. Têm direito ao saque do PIS/PASEP, servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971 até 1988.

 

As dicas para não cair em golpes via aplicativo de mensagens é ter um anti-vírus instalado que averigue páginas falsas, desconfiar dos links enviados pelo Whats App obrigando o usuário a compartilhar para depois ter acesso a alguma coisa, cuidar ao clicar em links recebidos pelas redes sociais e mensageiros, sempre evitar de fornecer seus dados pessoais.

 

 

 

Fonte e foto: Mais News

COMENTÁRIOS