Placas padrão Mercosul passam a valer em dezembro
12/05/2018 19:50 em Trânsito

A partir do dia 01/12 deste ano veículos novos ou que fizerem algum processo que exija a troca das placas deverão estar com o novo emplacamento no padrão Mercosul. Foi publicado no diário oficial da união a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que regulamenta o novo emplacamento. Porém desta vez, veículos já emplacados não serão obrigados a colocar a nova placa, sendo opcional a troca.

As novas placas foram anunciadas em 2014, mas o projeto que deveria valer em 2016 foi adiado três vezes. Terão medidas diferentes da atual, o fundo será revertido de uma tinta branca refletiva e as letras e números em preto. Na parte superior terá uma tarja azul com a bandeira do Brasil e do Mercosul.

Outra novidade do novo emplacamento será a ausência de lacre. Para evitar a duplicação, cada placa terá uma espécie de código de barras para identificação.

O valor da nova placa será definido pelo fabricante, que segundo a resolução deverá vender o produto direto ao motorista. Ainda não foi definido o valor e nem o limite para a comercialização. Hoje, o par de placas custa em média 120 reais.

As empresas que vão produzir e vender as novas placas deverão ser credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

 

 

Fonte: Mais News

COMENTÁRIOS