Inscrições para ENEM seguem até 18 de maio; saiba como se inscrever
08/05/2018 14:07 em Brasil

O sonho de cursar uma graduação pode passar pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, desde sua reformulação em 2009, é usado como processo seletivo em universidades federais, além de bolsas em instituições de educação particulares e pré-requisito para conseguir um financiamento estudantil. 

Ontem (07) começaram as inscrições para as provas, que esse ano, a exemplo da edição passada, ocorrerá em dois domingos (04 e 11 de novembro). Quem realizar o ENEM tem até às 23h59min de 18 de maio para acessar o site do Inep (enem.inep.gov.br) e fazer a inscrição.

Até às 11h45min de ontem, cerca de 200 mil pessoas já haviam se inscrito para realizar as provas, segundo o Ministro da Educação Rossieli Soares. Ainda segundo Soares, a expectativa é de 7,5 milhões de inscrições até o dia 18. 

Para se inscrever, você precisará:

1. informar o CPF, RG, número de celular ativo, além de um endereço de e-mail;

2. Escolher sua opção para realização da prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol;

3. Criar uma senha. Será por meio dela que você acessará a inscrição do Exame e, posteriormente, processos como o Sisu, Prouni e Fies;

4. Após, será gerado um boleto para o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 82, que pode ser pago até o dia 23 de maio. 

Depois de ter confirmado a inscrição, você tem até o dia 18 de maio para fazer mudanças em seu cadastro, como dados de contato, município de provas, e opção de língua estrangeira. Caso tenha perdido a senha não se desespere. Você pode recuperá-la informando o CPF, data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada para o e-mail ou número de telefone informados.

O cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado em outubro (em data ainda não definida). Nele você encontrará informações como número de inscrição e data, horário e local de prova. Ele estará disponível para acesso online na página do participante ou pelo aplicativo Enem 2018 (para Android e iOS).

COMENTÁRIOS