Tudo parado no congresso
17/03/2018 - 19h36 em Política

DE OLHO NO CONGRESSO

Geraldo Bentes*

 

No Congresso Nacional continua interditada toda e qualquer possibilidade de votações importantes para o cotidiano do país. Nada mudará até terminar a janela partidária. Nome poético encontrado pelos parlamentares para justificar o festival de infidelidade deles para mudar de partido.
A omissão do legislativo nesse momento crucial nos faz refletir sobre os vários bate-bocas acontecidos entre o Poder Executivo e o Judiciário. Encenação que não cabe classificação resvalando entre ópera pura e o terror.
Em entrevista coletiva convocada pelo Governo, o Ministro Carlos Marun ameaça pedir exoneração do cargo de Secretário de Governo da Presidência da República, voltar ao seu mandato de Deputado Federal pelo PMDB-MS e entrar com pedido de impeachment contra o Ministro Roberto Barroso do STF. Diz que está fazendo isso como cidadão. Não entendi! Pois a convocação da coletiva foi feita oficialmente pelo Governo do Presidente Temer, tanto que ele estava acompanhado pelo Ministro da Justiça Torquato Jardim e não se cansa de mostrar a todos os Deputados que vão ao seu gabinete o texto que elaborou dizendo que não se licenciou.
O Presidente Temer disse não ser esta a sua posição. Será verdade? Se não é essa sua posição por que ele continua então como Ministro Chefe da Secretaria do Governo? Enquanto a encenação continua, completa um mês da Intervenção Federal na segurança do Rio de Janeiro e respostas sobre a sua eficácia não apareceram. Dois dias antes de completar esse mês, o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco do PSOL e de seu motorista Anderson, abatidos com nove tiros certeiros. Lembrei da música ‘Menino’ do cantor Milton Nascimento:

Quem cala sobre teu corpo
Consente na tua morte
Talhada a ferro e fogo
Nas profundezas do corte

Que a bala riscou no peito
Quem cala morre contigo
Mais morto que estás agora
Relógio no chão da praça

Batendo, avisando a hora
Que a raiva traçou no tempo
No incêndio repetido
O brilho do teu cabelo

Quem grita vive contigo.

Mariele presente. Anderson Presente.


*Mais News
*Foto retirada do sítio do Congresso Nacional/Divulgação Tribuna

 


Geraldo Bentes circula pelos corredores do Senado e da Câmara atrás da melhor notícia. Os bastidores das comissões, os debates calorosos e os projetos polêmicos de interesse nacional. Alagoano, torce para o CRB e acompanha o diz que diz de Brasília desde 1976. A coluna "De olho no congresso" é publicada todos os sábados no sítio Tribuna Mix.

COMENTÁRIOS