Sexta-feira, 15 de abril de 2016 às 9:26 em Saúde
Comprovado: presos foram infectados pela Gripe H1N1

 

 

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEP) divulgou na tarde de ontem (14) o resultado dos exames feitos em detentos do Presidio Regional de Passo Fundo que estavam com suspeita de terem contraído a Gripe H1N1. De acordo com o diretor do Presidio Renato Garlet, foram feitos testes por amostragem em 4 dos 162 presos que apresentaram sintomas da doença, desde quarta-feira (06).

“Os exames deram positivos. Conforme o teste é possível afirmar que muito provavelmente todos foram infectados pelo vírus da Gripe H1N1”, destacou o diretor. 

Diante dessa grave situação, algumas medidas foram determinadas para evitar a proliferação para fora da casa prisional. Foram canceladas as audiências, transferências de presos e também o recebimento de detentos de outras unidades. As visitas estão suspensas até o dia 22. “Os que ainda não foram vacinados vão receber imunização imediatamente. Além disso, para os que não receberam a medicação com Tamiflu, o tratamento vai ser disponibilizado”, disse Garlet.

 Segundo a direção do Presídio, dois agentes penitenciários apresentaram sintomas da doença, foram medicados e apresentam melhora. 

“Temos muita preocupação com a situação fora do Presídio. É importante a compreensão dos apenados e familiares nesse momento para que entendam serem medidas urgentes que visam preservar a vida de todos”, registrou.

 O diretor do Instituto Penal-albergue- Luiz Antônio Alves disse que nenhum detento do regime semiaberto foi acometido pela gripe. Porém, como o alberque funciona em anexo ao presídio, os 223 detentos deste regime e os 90 monitorados também vão receber vacina e tratamento com o Tamiflu. 

 

Fonte/foto: Acácio Silva/Rádio Uirapuru  

 

 

COMENTÁRIOS