Tiago Perez é o primeiro getuliense a se tornar Ironman
06/12/2017 - 14h11 em Geral

Atleta competiu na Argentina no último domingo (03)

“Agora é oficial! Eu sou um IRONMAN”, escreveu Tiago em seu Instagram. Após uma ultramaratona com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida, em Mar del Plata, na Argentina, Tiago Perez tornou-se um Ironman. O atleta completou a prova em 13 horas e 13 minutos. 

O próximo desafio de Tiago Perez será o Soloman Passo Fundo 113 (1,6km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida), marcado para este domingo, 10 de dezembro, em Passo Fundo. A competição será entre 40 atletas convidados. 

À assessoria de imprensa da Universidade de Passo Fundo (UPF), apoiadora do atleta, ele afirmou que “Foi muito mais difícil, puxado e cansativo do que eu pudesse imaginar. Além de tudo o que o Ironman já propõe para um atleta que objetiva completar a competição, a cidade de Mar Del Plata cobrou o bom condicionamento físico do competidor”, relata.

 

História do Ironman

“Esta modalidade extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para pôr fim a uma discussão surgida, durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: ‘The Waikiki Rothwater Swim’ que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a ‘The Around-Oahu Bike Race’ que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: ‘Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro’.

Após algum tempo de treino, no dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, Collins e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman.

Até a metade da maratona John Collins liderava a prova, mas foi ultrapassado por Gordon Haller, que manteve a liderança e venceu a inédita modalidade, tornando-se o 1º Ironman.

Este primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1h20min pedalou os 180 km em 6h56min e finalizou com uma maratona em 3h30min, totalizando o tempo de 11h46min40seg. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, somente 12 completaram.”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!