Ranking de políticos: Ana Amélia Lemos lidera levantamento
24/11/2017 14:00 em Política

Site relaciona melhores políticos brasileiros

O site políticos.org.br aponta, desde 2015, os melhores políticos do Brasil.  As informações estão disponíveis online e todos podem consultar. O site usa critérios como presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, qualidade legislativa, entre outros critérios. A equipe por trás do site é formada por cientistas políticos, economistas, advogados, administradores de empresas, entre outras formações. “A afirmação que nenhum político presta não é verdadeira. Há muito político legal, que são verdadeiros heóis políticos por aí. O site tem a função de mostrar quem é quem”, relata Renato Feder, empresário e colaborador do políticos.org, em entrevista à Rádio Jovem Pan de São Paulo.

Segundo o próprio vídeo institucional do site, divulgado em seu canal no YouTube, uma das grandes funções do site é gerar uma economia de tempo dos eleitores em pesquisas. O site é financiado pelos próprios fundadores e não usa de dinheiro público para seu levantamento. Após estudos nos critérios acima citados, o site mostra o ranking de senadores e deputados federais do melhor, para o pior.

Na edição de 2017 do levantamento, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) foi apontada como a melhor figura política do ano. O senador Lasier Martins (PSD) figura na terceira colocação do ranking. 

Critérios

O ranking é contado por pontos. Assim, a pontuação é somada ou subtraída conforme os critérios adotados pelos colaboradores do site. 

Presença nas sessões:

A cada 10% acima da média de faltas: - 10 pontos

A cada 10% abaixo da média de faltas: + 10 pontos

A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

Privilégios:

A cada 10% acima da média de gastos: - 10 pontos

A cada 10% abaixo da média de gastos: + 10 pontos

A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

Processos Judiciais:

Cada processo judicial: - 10 pontos

Cada acusação grave: - 10 pontos

Processos graves com condenação: Pesa o triplo

Qualidade Legislativa:

Nosso Conselho de Avaliação de Leis pontua as leis que consideramos mais importantes de - 30 a + 30 levando em consideração principalmente o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos.

Outros:

Formação:

+ 5 para formação universitária.

Filiação Partidária:

1 partido: + 10

2 partido: 0

3 partido: - 10

4 partido: - 20

5 partido: - 30

Extras:

As pontuações extras são fruto de alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios. Por exemplo, parlamentares que assinam bons projetos, mesmo que não consigam o mínimo possível de assinaturas para serem discutidos. Da mesma forma, os parlamentares podem perder pontos por conta de algum fato importante que não se enquadre nos critérios.

Como citado, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) eleita em 2010, lidera o ranking do s políticos com 227 pontos. Ela tem nove pontos em presença nas sessões, 13 pontos em Privilégios legislativos, nenhum processo judicial (zero ponto), 50 pontos em outros (Formação, filiação partidária, votação e assinatura de projetos) e 155 em Qualidade Legislativa.

O político em última colocação no ranking é o Senadorr Ivo Cassol, do PP de Rondônia. A pontuação do parlamentar é de -699. O levantamento auxilia a população na hora do voto, agrupando vários quesitos e ações dos políticos nos últimos anos. Assim, o eleitor fica ciente do que cada candidato está fazendo no senado ou na câmara. 

Veja o ranking completo no site políticos.org.br. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!