Cadastramento biométrico continua em Getúlio Vargas
07/11/2017 - 14h06 em Política

Foto: divulgação / TRE

Cerca de 3500 eleitores já cadastraram a biometria; número não chega a 30% dos votantes da cidade

As próximas eleições (que acontecerão em outubro de 2018) vão contar com uma novidade para a população getuliense. Urnas com reconhecimento biométrico serão implementadas. Por isso, o cadastramento da biometria está sendo feito no Cartório Eleitoral. Getúlio Vargas é o último dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral a realizar o cadastramento. Estação, Erebango, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul e Sertão já cadastraram a biometria de quase 100% dos eleitores de cada cidade.

Por enquanto, Getúlio Vargas apenas convida os eleitores para o processo, que dura de cinco a sete minutos. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Luís Fernando Brustolin, o cadastramento biométrico vai passar a ser obrigatório e os eleitores convocados somente em 2019. As eleições de 2018 serão mistas na cidade de Getúlio Vargas. Ou seja, haverá urnas com leitor biométrico para os já cadastrados, e votação normal para os não-cadastrados. Brustolin ainda destaca que os moradores do bairro Consoladora estão convocados ao cadastramento. No local, um novo local de votação será colocado à disposição dos eleitores, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Zambrzycki.

Cadastramento

Segundo Luís Fernando, o Cartório Eleitoral tem capacidade para efetuar 70 atendimentos por dia, mas que a procura está abaixo desse número: 25 eleitores têm buscado o cadastramento biométrico por dia. Vale lembrar que o cadastramento segue até o dia 09 de maio de 2018 sendo retomado em meados de novembro do mesmo ano. 

A meta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul é que todos os eleitores do estado tenham suas biometrias cadastradas até o ano de 2022 (ano de eleições presidenciais). 

O cadastramento da digital é feito no Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas, que fica junto ao fórum, na rua Antônio Tagliari, número 40, sala 100. O eleitor deve levar um documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista etc), título de eleitor e comprovante de residência (obrigatoriamente, o eleitor deve residir em Getúlio Vargas).

O Cartório Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral atende das 12h às 19h de segunda a sexta-feira. O eleitor pode simplesmente chegar no local para ser atendido, ou pode agendar pela internet, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), tre-rs.jus.br, no link “agendamento de atendimento”, no canto superior esquerdo do site. Quem agendar online, será atendido na hora marcada, sem enfrentar possíveis filas.

Pessoas que fizeram seu título eleitoral depois de 2013 não precisam passar pelo processo de cadastramento da biometria, pois ele já foi feito no ato da emissão do título. Segundo o site do TRE-RS, dos 13.204 eleitores da cidade, 3.615 já tem o cadastro biométrico feito. Isso representa 27,38% do eleitorado.

Serviço

Agendar cadastramento: tre-rs.jus.br, no link “agendamento de atendimento”;

Atendimento do Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas: de 2ª a 6ª, das 12h às 19h;

Documentos necessários para cadastramento: identificação com foto; CPF; comprovante de endereço; título de eleitor.

O processo dura cerca de 10 minutos.

COMENTÁRIOS