Matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2018 começam em novembro
03/11/2017 - 14h29 em Educação

Rematrículas serão efetuadas de 6 a 17 de novembro e para alunos novos as inscrições vão de 20 de novembro a 1º de dezembro e as matrículas de 4 a 15 de dezembro

As inscrições para matrículas e rematrículas nas escolas da Rede Municipal de Ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos, anos finais do Ensino Fundamental, iniciam no próximo dia 6 de novembro.

Para as rematrículas, os pais ou responsáveis deverão comparecer à secretaria da escola em que o aluno estiver matriculado, munidos da documentação necessária, no período de 6 a 17 de novembro de 2017, em horário escolar. 

Alunos novos

Para alunos novos, respeitando o zoneamento, os pais ou responsáveis deverão obrigatoriamente cumprir duas etapas: Primeira etapa: Inscrição, quando o candidato preenche o formulário na Internet, disponível no aqui, no período de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2017. O sistema estará aberto a partir das 7h30min do dia 20 de novembro de 2017; Segunda etapa: Matrícula presencial, que ocorre na escola para o qual o candidato foi designado. O responsável deverá levar os documentos comprobatórios, e, preferencialmente, formulário de inscrição, observando os turnos de funcionamento da escola, no período de 4 a 15 de dezembro de 2017: Comprovante de residência; Certidão de nascimento; Carteira de vacinação; Carteira de identidade e CPF (de quem possuir); Cartão do SUS; Histórico escolar (quando for o caso). 

Só será efetivada a matrícula após a apresentação de toda a documentação. Não comparecendo no prazo estabelecido para realizar a matrícula presencial, o candidato perderá a vaga. O número de vagas oferecidas será previamente divulgado pelas escolas, após a renovação das matrículas, devendo respeitar o quadro de vagas existente em cada escola. 

Ficam estabelecidos os seguintes critérios para a matrícula de novos alunos:  têm prioridades nas vagas as crianças/adolescentes com deficiência; Crianças em situação de vulnerabilidade social; Pai, mãe ou responsável residir no município de Getúlio Vargas, obedecendo ao critério de zoneamento, mediante comprovação de residência ou contrato de aluguel; Pai, mãe e responsável trabalhar na região próxima da escola, caso haja vaga. 

As inscrições para matrículas só poderão ser efetivadas através de formulário eletrônico, disponível no site www.pmgv.rs.gov.br. Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá se dirigir até uma das escolas municipais, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf ou Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em horário de expediente, para realizar o preenchimento do formulário no site. 

A divulgação da lista dos alunos inscritos para efetivação das matrículas será feita pelo site www.pmgv.rs.gov.br, bem como nos murais das escolas municipais. Após, os responsáveis pelos alunos deverão comparecer na escola, para a matrícula presencial, munidos com os documentos solicitados, no período estabelecido. Em caso de não existência de vaga na unidade escolar, os pais ou responsáveis serão orientados a buscar vaga em outro estabelecimento de ensino mais próximo. 

As turmas da Educação Infantil ficarão assim constituídas: Berçário I: 0 a 01 ano; Berçário II: 01 ano completo até 31/03/2018; Berçário III: 02 anos completos até 31/03/2018; Maternal: 03 anos completos até 31/03/2018; Pré-A: 4 anos completos até 31/03/2018; Pré-B: 5 anos completos até 31/03/2018.

Na Educação Infantil da EMEF Cônego Stanislau Olejnik é obrigatória a matrícula em tempo e turno integral. Nas escolas estaduais do Rio Toldo, Souza Ramos, Mathias Lorenzon e Padre Manoel da Nóbrega, para as turmas de Educação Infantil (Pré A e Pré B), as inscrições da matrícula serão feitas na própria escola, no mesmo período, de 4 a 15 de dezembro de 2017. 

Critérios para matrícula no ensino fundamental

A matrícula para o 1º ano do Ensino Fundamental de 09 anos será para crianças com 6 anos completos até 31 de março de 2018. Quanto aos anos finais do Ensino Fundamental, na EMEF Cônego Stanislau Olejnik e na EMEF 15 de Novembro serão abertas matrículas somente para o 6º ano. 

Matrículas da EJA

As matrículas para alunos novos na EJA (respeitando o critério de idade – 15 anos completos na data da matrícula) deverão respeitar o número de vagas por turma e o início do ano letivo, por se tratar de curso presencial. Para a efetivação da matrícula, os alunos previamente inscritos deverão comparecer na escola, portando os seguintes documentos: Comprovante de residência; Carteira de identidade e CPF (de quem possuir); Histórico Escolar; Carteira de Trabalho ou atestado de trabalho.

Em caso de sobra de vagas, serão matriculados os alunos que residirem mais próximo à escola (de acordo com o zoneamento) e menor idade, com análise da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Equipes Diretivas e Conselho Escolar. 

Transporte escolar

Os alunos da Rede Municipal e Estadual que necessitarem de transporte escolar devem fazer a pré-inscrição no Setor de Transporte Escolar, junto a Prefeitura Municipal, levando comprovante de matrícula e residência. Os casos serão posteriormente analisados pela Secretaria Municipal de Educação e, a partir de 1º de fevereiro de 2018, divulgados nos murais da escola, site da prefeitura e outros meios de comunicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!