Quarta-feira, 23 de março de 2016 às 15:58 em Educação
Obras de melhoria iniciam na Escola Padre Manoel da Nóbrega de Getúlio Vargas

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Manoel da Nóbrega de Getúlio Vargas, foi contemplada com uma verba Estadual para que sejam realizadas reformas estruturais emergenciais. O anúncio veio após a autorização para o início das obras ser publicada no Diário Oficial do Estado, ainda no mês passado, no dia 24 de fevereiro, e firmou a destinação de R$ 292 mil para reformas estruturais. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria da Educação através da Secretaria de Obras. 

O valor será dividido, parte para a reforma do forro e telhado de um dos pavilhões, que abriga quatro salas de aula e dois banheiros, e para a cobertura da parte externa que dá acesso à Educação Infantil. O restante será usado em melhorias do muro que cerca a escola, que já estava comprometido pelo tempo. As empresas responsáveis pelas obras, que devem iniciar nos próximos dias, são a DA Engenharia, de Sertão, e a Pavibrás, de Erechim. 

De acordo com a diretora da instituição, Rosali Salete Dacampo Sandri, e a equipe diretiva, as reivindicações são antigas, ainda das gestões anteriores, pois sempre que alguma solicitação de reforma ou necessidade era encaminhada, também eram reforçados esses pedidos. Aos poucos cada um está sendo atendido, dando prioridade para os mais urgentes. Já foram realizadas reformas nos pisos de cinco salas de aula, fossa séptica, entre outras.

“Após um longo período de reivindicação, no ano passado tivemos o comunicado via 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que teríamos a reforma”, conta a equipe. E por tratar-se de uma obra emergencial, houve dispensa de licitação. Toda a parte burocrática e de custos é tratada direto entre as empresas e o Governo do Estado.

As obras no muro iniciaram ainda na sexta-feira (18), e deve-se concluir em até 90 dias após assinado a ordem de serviço. A outra parte da reforma, do forro e cobertura da parte externa, deve começar nas próximas semanas e tem prazo de até 120 dias.

 

 

“A gente nunca está parado”

 

Além das mudanças que foram conquistadas através de emenda Estadual, a Escola Padre Manoel da Nóbrega também realiza, com o apoio do CPM, Conselho Escolar, pais, funcionários, professores e alunos, campanhas e festas durante o ano. 

Nesta semana acontece mais uma “Ação Entre Amigos”, para arrecadar fundos que futuramente se refletirão em mais melhorias na Escola. 

O lema deste ano, em que a instituição está em seu octogésimo aniversário, fala dos objetivos traçados. “80 anos, hora de trocar a roupa, retocar a maquiagem, reinventar o interior e o exterior, pedagógica e visualmente”. A equipe ainda complementa, “queremos que todo mundo se orgulhe da nossa escola”.

 

As aulas

 

As aulas para os 322 alunos, de ambos os turnos, continuam normalmente e para que não ocorram problemas, eles devem ser remanejados para outros espaços da escola. 

A direção ressalta que o cuidado vai ser redobrado para que não tenha nenhum incidente, e pede para que os pais expliquem para os filhos a importância das mudanças, e que tenham cautela principalmente na entrada e saída.

COMENTÁRIOS