Hospinorte realiza reunião ordinária no Hospital São Roque de Getúlio Vargas
01/08/2017 - 16h15 em Geral

A Hospinorte - Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – realizou, na manhã de terça-feira, 25 de julho, mais uma reunião descentralizada, reunindo representantes de unidades hospitalares da região. Desta vez, o encontro foi na Sala de Reuniões do Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, e foi coordenado pelo Diretor-Presidente Claudiomiro Carus.

A recepção aos integrantes da Hospinorte foi feita pelo Diretor Operacional do Hospital São Roque, Claudio Santolin, que deu as boas-vindas e se colocou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, bem como acompanhar a todos na visita que seria feita após a reunião.

Cumprindo a pauta, foram debatidos assuntos de interesse interno da entidade; proposta do Sindicato da Saúde para alterar Cláusulas da Convenção Coletiva; explanação sobre a atualização referente as negociações das convenções coletivas entre o Sindiberf e as categorias diferenciadas; a reforma trabalhista e o Plano Pluri Anual (PPA) dos municípios.

Neste quesito, foi sugerido que os hospitais buscassem incluir no orçamento dos municípios ações para auxiliar na manutenção das suas organizações. O PPA estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. É de iniciativa do Poder Executivo e sua periodicidade é quadrienal. O PPA é dividido em planos de ação, que necessariamente contém: objetivo; órgão do Governo responsável pela execução do projeto; valor, prazo de conclusão; fontes de financiamento; indicador que represente a situação que o plano visa alterar; entre outros. O prazo para elaboração do PPA é até 31 de agosto.

Ao final do encontro, foi feita uma visita às instalações do Hospital São Roque.

 

HOSPITAL SÃO ROQUE

O Hospital São Roque é uma Sociedade Civil Beneficente e Filantrópica, que se mantém com os recursos que arrecada com a prestação de seus serviços. Mantém à disposição do SUS - Sistema Único de Saúde, mais de 60% de sua capacidade instalada. Por conta deste comprometimento de assistência aos pacientes do SUS, o Hospital possui o Certificado de Entidade Beneficente, concedido pelo Ministério da Saúde.

É um Hospital de referência microrregional em baixa e média complexidade, com abrangência sobre Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto. Na busca da constante adequação da assistência prestada a todos os seus pacientes, o Hospital São Roque tem procurado alternativas para o aprimoramento, ampliação e a viabilização de suas atividades, desenvolvendo um preponderante papel social à comunidade regional.

A instituição assume, perante a sociedade, sua parcela de responsabilidade com o objetivo de prevenir e melhorar as condições de saúde da população. Propõe um trabalho em equipe, onde os objetivos são comuns e são visadas metas que qualifiquem cada vez mais a imagem da Instituição. Em sua missão busca oferecer serviços de saúde com qualidade, comprometidos com a comunidade e zelando pelo bem-estar dos clientes e colaboradores. Atende a um total de aproximadamente 40 mil habitantes da Região do Alto Uruguai, pertencendo à 11ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS.

 

BREVE HISTÓRIA DO HOSPITAL

O Hospital São Roque foi fundado em 18 de janeiro de 1925, entrando em funcionamento em 2 de outubro de 1927. Nessa época, o povoado onde se encontrava instalado o Hospital denominava-se Erechim. A primeira edificação foi toda construída em madeira, abundante na época, e os recur­sos foram arrecadados em inúmeras campanhas realizadas em toda a região. O primeiro presidente foi Henrique Schwerin. O prédio atual, em alvenaria, foi construído em 1942. Está instalado em terreno de 10.000 m², com área construída de 4.000 m², em três pavimentos.

Seu modelo de gestão é composto por sócios, divididos em três categorias: remidos, benfeitores e honorários. É administrado por uma Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal, todos exercendo seus mandatos gratuitamente, sem qualquer remuneração. Atende pacientes particulares e conveniados. Oferece atendimento de urgência e emergência, através do serviço de Pronto Socorro 24 horas. O HSR também funciona como base operacional do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Dispõe de 85 leitos, prestando atendimento nas áreas de urgência e emergência (Pronto Socorro 24 horas), internações, cirurgias, partos e cesáreas, desintoxicação de dependentes, consultas especializadas: otorrinolaringologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia e traumatologia, gastroenterologia, urologia, ginecologia e obstetrícia, dermatologia e vascular. Realiza exames de eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, ergometria, mamografia, radiologia, ultrassonografia e densitometria.

O quadro atual de funcionários é composto por 120 colaboradores, nas áreas de Enfermagem com Enfermeiras, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, além de Farmacêuticos, Psicólogas, Nutricionistas e Assistente Social. Completam o quadro funcionários das áreas de Nutrição, Sanificação, Lavanderia e Administração.

O atual presidente do Hospital São Roque é Clóvis Dall´Agnol, que comandará a entidade até 2019.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!